A Profissão de Contador: das Mudanças e Transições Atuais até a Volta às Origens

Compreenda o que está acontecendo no mercado contábil e saiba como transpor a jornada rumo ao resgate da ciência contábil. 

O Mercado contábil vive uma travessia digital sem precedentes, rumo à modernização dos processos contábeis. Nesta jornada teremos como resultado a extração dos números que de fato traduzem a realidade da empresa através da contabilidade.

Plataformas online de gestão empresarial para pequenas e médias empresas começam a trazer à tona uma realidade vivida há décadas pelas grandes empresas, que de fato já usavam uma contabilidade integrada à gestão para tomada de decisões.

Porém, nem todos os sistemas comerciais das pequenas empresas, “conversam“ plenamente com a contabilidade, sendo necessárias, quase sempre, importações de informações, para reduzir o retrabalho, aumentar a eficiência nos escritórios contábeis, e consequentemente dar mais liberdade aos contadores em praticar a verdadeira Ciência Contábil.

Atualmente, o contador vive um dilema: precisa sair do método tradicional de “fazimento” contábil, passando por uma área de maior predominância de conhecimento tecnológico, até chegar na contabilidade 100% on-line com seu cliente.

Apesar disso, há muitos exemplos de contadores que já conseguiram desenhar modelos que de fato aumentaram a produtividade do escritório, via exportação de dados de plataformas financeiras on-line.

E isso é imprescindível, pois num mundo com cada vez menos papel, são necessárias informações em tempo real direto do sistema contábil, sem perda de tempo ou retrabalho para levar a ciência da riqueza ao cliente com eficiência e tempestivamente.

Mas, e enquanto isso? Como abandonar algo que fizemos por anos a fio, no qual estruturamos todo um modelo de negócios, e se aventurar pela ciência contábil que vimos apenas na faculdade? Onde eu revisito isso tudo? Como posso aplicar a ciência sem conhecê-la?E se eu, contador não a conheço imagine meu cliente? Como ele vai valorizar e saber o impacto disso no negócio dele?

Contadores Podem Mudar Vidas

Será que o cliente realmente não conhece? Essa “nova” contabilidade já tem despertado a atenção de muitos deles. Em recente congresso realizado em SP, o palestrante Eduardo Tevah, dono de uma rede de franquias homônima, disse o seguinte à plateia atenta de empresários:

Eduardo Tevah

O cara que mudou minha vida foi o contador! Quer mudar tua empresa? – Chama teu contador e diz assim pra ele: – De hoje em diante eu não quero mais contabilidade fiscal. Eu quero contabilidade gerencial, contabilidade consultiva! A minha vida mudou quando eu encontrei um contador de outro planeta, que me apresentou esta contabilidade! Ele vem constantemente na minha sala dizer se ganhei ou perdi dinheiro, ele me ensinou a trabalhar.

Então, para que todos empresários conheçam esta Contabilidade seria necessária uma verdadeira revolução dos contadores.

Mas e se eu te disser que esta revolução já começou há muitos anos atrás, com um contador, professor e pesquisador, membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, indicado por ninguém menos que Antonio Lopes de Sá?

Este cara é o Professor César Abicalaffe e há mais de 50 anos ele é especialista no estudo e aplicação das ciências contábeis e desenvolveu um método, testado e aplicado em centenas de empresas, baseado em quase 5 mil fórmulas. Destas, ele extraiu somente aquelas que efetivamente foram capazes de ajudar a reduzir a mortalidade infantil empresarial, por meio da prevenção de situações críticas, de falência eminente, análise de investimentos, captação de recursos financeiros, acompanhamento e melhora de ganhos nas áreas financeira, patrimonial e econômica. Este é o tripé, no qual o professor estruturou e acrescentou seu método, batizado de Gestão Empresarial Com Eficácia Máxima. Afinal não basta gerar lucros, há que se saber trabalhar com ele, aplicar onde se possa obter o máximo desempenho em todas as áreas (financeira, patrimonial e econômica).

E-book Grátis do Professor Abicalaffe

O Professor Abicalaffe, considerado o Pai da Contabilidade Consultiva, também é o criador da Renaccon – Rede Nacional de Contadores Consultores, do Curso CompanyControll e do e-book “A Reinvenção do Contador”, que você pode baixar grátis através deste link.

Mas como ninguém consegue ser bom em tudo é preciso deixar as tarefas com quem entende do assunto e tem competência, expertise e capacidade de execução, seja você, sua equipe ou consultores qualificados em cada área que poderão apoiar, durante as análises ou nas tomadas de decisões.

Por isso, o contador precisa conhecer a ciência e trabalhar em parceria com empresários, consultores e gestores, munindo-os de dados da ciência contábil de suas empresas, mostrando onde ela pode melhorar, e eles poderão assim, apoiar e definir como trazer tais resultados. Mas como eles irão agir se você não lhes mostrar essas informações? E você já voltou a estudá-las para poder oferecê-las?

O que está esperando? Vai continuar fazendo como sempre fez? Ou ao contrário, demarcará seu espaço no mercado, e mudará a vida do seu cliente e do seu país?
O Professor Abicalaffe, numa conferência este mês em São Paulo, deixou um desafio aos contadores: vocês têm 02 anos para mudar esse país por meio da contabilidade. Fazê-lo crescer 5 anos em apenas 02. Você acha impossível? Bem vindo ao impossível!

Baixe agora o e-book do Professor César Abicalaffe e saiba mais sobre este fascinante mundo da Contabilidade que pode salvar empresas!

Até a próxima pessoal, vamos juntos fazer essa travessia rumo à valorização da nossa profissão e sermos os principais atores nesse processo de recuperação do nosso país! Contem com a Renaccon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *